sexta-feira, 9 de março de 2012

Todas as coisas realmente cooperam para o bem?



              Você já deve ter ouvido umas mil vezes “Não se preocupe, tudo vai dar certo!”. Este é um termo de otimismo muito usado, nos contos, nos desejos da imaginação, ou apenas por pura ingenuidade. Mas todos sabemos que não é de todo uma verdade. Conhecemos casos de crianças que foram abatidas por um câncer ou por um motorista bêbado. Conhecemos casos de viciados em drogas  que vieram de bons lares, de soldados que retornam do campo de batalha com um membro a menos.... Estamos à par de incontáveis tragédias e sofrimentos desnecessários e mesmo assim repetimos sem pensar duas vezes “não se preocupe, tudo vai dar certo!”,
              Esse sentimento não é novo. Os antigos gregos e romanos diziam coisas semelhantes a seus filhos, sabendo que suas palavras eram ocas. Até mesmo o apóstolo Paulo disse algo desse tipo.
              A diferença é que Paulo não escreveu um cheque em branco otimista. Ele condicionou seu sentimento, definindo o que é “bem” como algo que está além do conforto e das riquezas.
               No campo da imobiliária há três princípios fundamentais que alguém deve seguir quando estiver comprando uma casa: O local o local e o local. Na interpretação das Escrituras, há também três princípios fundamentais: O contexto, o contexto e o contexto. Romanos 2:28 não é uma exceção a esta regra. Se observarmos o seu contexto, logo entenderemos sua intenção.
              O contexto geral de Romanos 8:28 é um em que Paulo trata do viver pelo poder do Espírito em meio ao sofrimento e a dor. Paulo não era indiferente ao sofrimento. Teve várias experiências à ponto de morte, açoitamentos, prisões e perseguições, que foram suficientes para acabar qualquer ingenuidade que se pudesse ocultar em seu coração.
              No contexto de romanos Paulo expressa os pré- requisitos para o que é “bom” (ou “bem”) acontecer: “ Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com os eu propósito”. Paulo dá essa promessa apenas para aqueles que “amam a Deus e são chamados de acordo com o seu propósito”.
Isto significa que aqueles que amam a Deus, são, de acordo com esse contexto, os cristãos, por que eles são chamados de acordo com o propósito de Deus “E aos que chamou, também justificou,e também glorificou”.
              Muitos entendem esse versículo no particípio presente “que amam”.. como uma condição temporal, como se o versículo quisesse dizer: “Enquanto você amar a Deus, as coisas vão cooperar, mas quando você não estiver mais amando a Deus, as coisas não vão cooperar para o seu bem”. Essa interpretação todavia é improvável.
              Primeiro por que o versículo indica um presente gnômico, ou seja, indica uma característica ao invés de uma condição temporal. Segundo, os versículos seguintes (29 e 30) falam da nossa conformidade a Cristo, nossa glorificação, como resultado inevitável daqueles que amam a Deus. E isto não depende do quanto nós amamos a Deus, mas sim da obra que Cristo fez na cruz. Paulo conclui esse capitulo declarando que NADA pode nos separar do amor de Deus (38-39) e isso inclui até os lapsos temporários do nosso amor pelo Salvador.
              O que é o bem então? Seria a vontade de Deus. Qual é a vontade de Deus?
1 Tm 2: 3-4: “Isso é bom e agradável perante Deus, nosso salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”.
              O “Bem” não é nosso conforto ou riqueza, ou saúde. É a conformidade em cristo. (VS 29).
Todas as coisas cooperam para trazer cada cristão à conformidade de Cristo, para trazer a cada cristão a glória de Deus.
              Quando lemos Romanos 8:28 lembramos que toda a miséria, dor e sofrimento desse mundo não é a  toda a realidade que existe. Há um lugar muito mais real e duradouro do que experimentamos nesse corpo. Deus usa o presente, até mesmo um presente miserável, para nos conformar à imagem de seu Filho. Se definirmos o que é bom apenas como o que podemos ver nessa vida, perderemos a mensagem do texto. Como Paulo mesmo dizia nesse capitulo “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.
“Não tenha medo do que você esta prestes à sofrer. O diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante Dez dias. Sejam fieis até a morte e eu lhe darei a coroa da vida”. Apocalipse 2:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário