quarta-feira, 14 de março de 2012

Não julgue!


         Pra começar esse tema gostaria que vocês prestassem atenção nesse tetxto de Mateus 7:1-5:
Não julgueis, para que não sejais julgados.


Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.


E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?


Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?


Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Mateus 7:1-5
         "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."
        
         O primeiro versículo não é uma proibição ao julgamento, pois no versículo cinco, vemos que quando a vida de alguém é pura, ele pode tirar o "argueiro do olho de seu irmão". O que é argueiro? É uma palavra que significa algo bem pequeno, enquanto a trave é algo bem grande. Isso significa que podemos julgar os atos dos outros, de uma forma pequena? Creio que a palavra certa para isso é repreensão! Como diz em Mateus 18:15: "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão". Quando você repreende o seu irmão (e não o julga), você não o critica, você passa aquela impressão de "ele faz isso por que se importa comigo, e sabe que estou no caminho errado".Fazendo isso, você está fazendo aquilo que Deus espera de você, que é se preocupar com a vida dos seus irmãos! Antes de julgar os outros, pense, será que essa pessoa não teria nenhum erro seu para apontar? Eu creio que teria! Você não gostaria que as pessoas te ajudassem com o seu erro ao invés de julgá-lo e até te excluir de atividades por causa disso?
        
          Uma outra abordagem sobre julgar é ... e quanto àqueles que não são da igreja? Temos que tomar um cuidado imenso ao querer julgar as pessoas do mundo, pois elas, mais do que nossos irmãos em Cristo, encontram motivos para nos contra-julgar e nos deixar sem argumentos. Não devemos julgar os de fora, mesmo por que eles não conhecema a Verdade, e não tem a mesma base daquilo que é certo ou errado que nós temos.
"Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês"." (1 Coríntios 5:12-13)
       "Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. " (Gálatas 6:1) - Esse versículo nos mostra que, nós, sendo espirituais, devemos tratar todas as coisas com espírito de mansidão.
       "Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos." (1 Timóteo 5:1)


      Ao julgar alguém, lembrem-se de julgar O ERRO da pessoa e não a pessoa, para que assim a pessoa seja edificada, e não humilhada. E essa não é uma tarefa fácil, pois normalmente humilhamos as pessoas e a julgamos mal. Para isso precisamos andar no Espírito Santo para que ele nos dê sabedoria nessas horas.
       Jesus condena o julgamento hipócrita! Não julgue alguém se você comete os mesmos erros, ou está em pecado! REPREENDA, com amor!


       "O propósito do julgamento que Deus exige de nós não é para condenar ninguém ao castigo, mas para evitar o pecado e ajudar outros, também, ficarem livres do mal."


        Quando você pensar em julgar alguém, olhe para si mesmo e veja se a pessoa não te julgaria pelo mesmo motivo. E lembre-se que nós prestaremos contas DE NÓS MESMOS a Deus, não as pessoas! "Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus." (Romanos 14:12)

        Julgando pelas aparências... hoje em dia as pessoas julgam tanto pelos erros quanto pelas aparências. Não vou abordar isso profundamente, por que eu acho que esse vídeo e essa imagem, dizem tudo sobre isso!

 

       Já se perguntou quantas vidas dependem de você? Quantas vidas podem ser salvas se ao invés de julgar as pessoas, você chamá-las pra ir na igreja? Imagine se a pessoa que te apresentou a Cristo tivesse te julgado e não achasse que você servia para a igreja dela, ou tivesse vergonha... como você estaria hoje?

3 comentários: