sexta-feira, 9 de março de 2012

Provações





"A provação vem, não só para testar nosso valor, mas para o aumentar."

         Antes de começar, estava lendo o capítulo 14 do livro "Uma vida com propósitos" do Rick Warren, e queria deixar isso como introdução:
         Muitas vezes passamos por provações na nossa vida e achamos que Deus nos abandona, não conseguimos sentir a presença dEle! E achamos que essas provações vem do Diabo, mas lembrem-se, provação não é sinônimo de pecado! Nesse capítulo do livro, Rick Warren diz o seguinte:
         "Ele prometeu várias vezes jamais nos abandonar ou rejeitar. Mas Deus não prometeu: "Você sempre sentirá a minha presença". (...) Será que você continuará a amar, obedecer, a adorar a Deus, e a confiar nele, mesmo quando não sente sua presença nem há evidência visível da ação divina em sua vida? Nos dias de hoje, o erro mais comum que os cristãos cometem ao adorar é buscar uma experiência, em vez de buscar a Deus. (...) E a presença divina é profunda demais para ser medida por uma simples emoção. Sim, Deus quer que você sinta a presença dele, porém está mais interessado em que você confie nele, e não tanto que o sinta. Fé, e não sentimentos, é isso que agrada a Deus. (...) As circunstancias não podem mudar o caráter de Deus. (...) Jesus poderia ter se salvado - mas assim não poderia salvar você. (...) Quando você se sente abandonado por Deus, e ainda assim mantém a confiança nele, significa que você o está adorando da maneira mais profunda."
         Esse estudo foi baseado em um livrinho que gostei muito, chamado Abrindo o Jogo (Tema: Provação) - do Edino Melo. É um pouco grande mas vale a pena ler, quem já leu, gostou.
      Todos passamos por provas. Jesus prometeu a seus discípulos três coisas: que seriam totalmente destemidos, absurdamente felizes e estariam constantemente em dificuldades.

      "Certo rei colocou uma grande pedra numa estrada movimentada. Todos que passavam por ali circulava a pedra e seguiam em frente. Um homem porém parou e retirou a pedra do caminho. Ao movê-la, encontrou um saco de ouro debaixo da pedra. O rei então disse: Há sempre um tesouro oculto em cada pedra do caminho."

      Todos passamos por provas mas todos temos a chance de achar pepitas de grande valor em algumas delas. Pedro diz “ Assim acontece para que fique comprovado a fé que vocês tem, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.” (1 Pedro 1: 7-8). Assim como o inverno antecipa a primavera, dias difíceis podem antecipar a chegada de um novo tempo em sua vida.

      Um mestre ao se despedir do discípulo, disse: Aqui estão duas caixas, a nº 1 e a nº2. Quando você encontrar a vida plena e o sucesso, abra a caixa nº1, e quando você passar por uma grande prova, abra a caixa nº2”. Com o passar dos anos o discípulo prosperou e alcançou sucesso. Então lembrou-se das caixas e ao abrir a caixa nº1 encontrou um bilhete onde estava escrito: “Isso passa!”. O tempo passou rapidamente e os ventos nãolhe foram favoráveis; ao encontrar-se numa grande prova da vida, lembrou-se de abrir a caixa nº2. Ao abri-la, encontrou um papel onde estava escrito: “Isso também vai passar!”. Não se preocupe, assim como a tempestade, por pior que seja, toda provação é passageira.

     Um barco a velas reflete bem como nos sentimos quando enfrentamos ventos contrários da vida. Podemos iças as velas e manejar o leme, mas dependemos inteiramente do vento. É dele o principal trabalho. A principal tarefa dos marinheiro experientes é portanto, interpretar o vento, praticar discernimento. Um marinheiro hábil só de olhar já pode dizer se o vento sopra forte ou fraco e quais serão as condições meteorológicas; sabe quando içar e quando descer as velas para melhor aproveitamento do vento. Um dos segredos da superação nas provações está ligado a maneira de como tiramos proveito das provas, utilizando-as como ventos favoráveis, e como lidamos com o propósito maior que há por trás delas, por mais negativas que pareçam. Henry Thoreau disse: “O melhor marinheiro é aquele que consegue navegar com pouco vento e extrair força das maiores tempestades.”

     Deus nos permite passar por provas e elas nos levarão para algo muito maior e para uma vida melhor.

     Certa vez, um jovem marinheiro estava no mar pela primeira vez. O navio encontrou uma tempestade, e mandaram o jovem para o topo do mastro a fim de arrumar as velas. Quando o jovem começou a subir, cometeu o erro de olhar pra baixo. O balanço do navio e o jogar das ondas contribuíram para que ele começasse a perder o equilíbrio. Naquele momento um marinheiro mais velho gritou: “Olhe para cima, filho, olhe para cima!”.O jovem marinheiro olhou para cima e recuperou o equilíbrio.A fé exerce um papel crucial na superação, na provação. Nossos olhos precisam estar voltados para cima; quando tiramos os olhos de Deus perdemos o equilíbrio.

     “A fé consiste em acreditarmos no que não vemos, e como recompensa, veremos aquilo em que cremos”. (Santo Agostinho).

     As provas tem poder de mudar as pessoas e despertá-las criativamente. A adversidade não é nossa inimiga, mas sim nossa aliada.“Diante da adversidade, o espírito humano é muito flexível e capaz de encontrar muitos recursos em si mesmo, nas pessoas que o cercam e em Deus. Não são os problemas que nos desestabilizam”. (Maxwell)

     “Dois importantes fatos, nesta vida, saltam aos olhos: primeiro, que cada um de nós sofre inevitavelmente derrotas temporárias. Segundo, que cada adversidade traz consigo a semente de um benefício equivalente”. (Andrew Carnegie)

     Certo dia, uma moça ficou magoada com Deus pelo fato de seu pai ter ficado doente e falecido. Ele era a única pessoa que ele tinha na família. A jovem ficou zangada e saiu da igreja e se isolou. Depois de um tempo o pastor da igreja foi visitá-la. Ela expôs ao pastor toda a sua mágoa, enquanto fazia um bordado à mão. O pastor não conseguiu falar-lhe uma palavra sequer, mas ao fim da visita, ele subitamente apanhou da sua mão o bordado, virou-o do avesso, e disse-lhe: “Não consigo entender como uma moça tão inteligente como você consegue fazer uma coisa tão feia”. A jovem respondeu: “Mas o senhor está olhando o bordado pelo avesso. Vire o lado direito do bordado e o senhor verá a beleza dele”. Então o pastor falou à jovem: “Filha, você está olhando para o plano de Deus do lado do avesso. Olhe pelo lado de Deus, por que na perspectiva do Senhor todas as coisas cooperam para o seu bem.
     "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." - Romanos 8:28
     "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma". - Tiago 1:2-4
     "Feliz é o homem que persevera na provação, por que depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam." - Tiago 1:12

     “Certa noite, sonhei que estava passeando na praia com o Senhor. Muitas cenas da minha vida eram projetadas no céu. Em cada cena, reparei nas pegadas na areia. Às vezes, havia dois pares de pegadas, outras vezes apenas um. Isso me incomodou por que notei que nos períodos mais difíceis da vida, quando estava sofrendo de angústia, ou derrota, podia enxergar apenas um par de pegadas. Então falei: “Senhor, me prometeste que, se eu Te acompanhasse, caminharias sempre comigo. Mas eu reparei que, nos períodos mais difíceis da minha vida, havia apenas um par de pegadas. Por que, mas horas em que mais precisei de Ti, não estavas ao meu lado?”. E o Senhor replicou: “As vezes em que viste apenas um par de pegadas, minha filha, é por que eu estava te carregando no colo”. (Ann Landers)

     Quando a esposa do Dr. Donald Barnhouse, pastor da Décima Igreja Presbiteriana da Filadélfia faleceu, sua filhinha perguntou-lhe: “Se Jesus morreu, por que a mamãe tinha de morrer?”. Barnhouse não soube o que responder de imediato. Certo dia, porém, um caminhão-reboque enorme, ao passar por eles, fez uma sombra no carro onde estavam e seguiu adiante.
-“Você gostaria de ser atropelada por um caminhão ou pela sua sombra?”, perguntou o famoso pastor a sua filhinha.
-“Oh, pela sombra”, exclamou ela.
-“Bem, Jesus foi atropelado pelo caminhão, mas a mamãe só teve de ser atropelada pela sombra dele”.

     O pregador Bernard Gilpin foi preso por pregar o Evangelho durante a época em que a rainha Mary perseguia os protestantes. Ele foi levado para ser executado na cidade de Londres, mas, para espanto de sua guarda, vivia repetindo: “Tudo concorre para o bem”. No caminho para Londres, ele caiu do cavalo e se machucou, e assim, por alguns dias, eles não puderam continuar a viagem. Ele virou-se para os guardar e disse: “Eu não tenho dúvidas de que até mesmo este doloroso acidente provará ser uma bênção”. Finalmente ele conseguiu chegar a seu destino. Quando se aproximavam da cidade de Londres, bem depois do esperado, eles ouviram os sinos da igreja. Então perguntaram para algumas pessoas o motivo de os sinos estarem tocando. A resposta: “A rainha Mary morreu, e não haverá mais fogueiras para os protestantes”. Gilpin olhou para os guardas e disse: “Vejam, tudo caminha para o bem”. Deus usou o atraso devido àquele acidente para salvar sua vida. O aparente atraso de Deus às orações feitas durante as provas é a preparação para a resposta. Deus muitas vezes não nos livra das provações mas Ele certamente nos livrará nas provações: Deus permitiu a Abraão ser provado, mas providenciou o cordeiro; permitiu a Daniel cair na cova dos leões mas fechou a boca dos leões; permitiu que seus amigos fossem jogados na fornalha ardente, mas não deixou que o fogo tocasse sequer um fio de cabelo das suas cabeças.

     “Um casal estava num restaurante fazendo um balanço do que havia acontecido no ano. Durante o jantar o homem começou a reclamar de algo que não tinha ocorrido como ele desejava. Refletindo, a mulher olhava fixamente para a árvore de Natal que enfeitava o restaurante. O homem achou que a esposa não estava interessada na conversa então mudou de assunto, dizendo:
- “Que bela iluminação a dessa árvore, heim?”
- “É verdade, mas se você reparar bem, no meio dessas dezenas e lâmpadas há uma que está queimada. Ela me lembra você. Em vez de ver as dezenas de coisas boas que aconteceram no ano que passou, você está fixando seu olhar na única lâmpada que não iluminou nada.

     É preciso mudar a perspectiva com a qual você vê as provações. Se você encarar elas com pessimismo, não verá nada além de um fim sombrio pela frente. Oscar Wilde já dizia que “ o pessimista é uma pessoa que, podendo escolher entre dois males, prefere ambos”. E Bernard Shaw disse: “O otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; o pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade”. Temos tendência a ver os pontos obscuros de nossa vida sempre. Certa vez,uma mulher atingida pelo sofrimento, disse “Gostaria de não ter sido criada!”. Diante disso sua amiga lhe respondeu com suavidade: “Querida, você ainda não foi criada, está apenas no processo de criação”. A sua história ainda não foi concluída.

     A oração é responsável pela mudança nos traçados de nossa vida. “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. (Rm 12:12). É imposível orar e ser pessimista ao mesmo tempo. “A oração é a nossa arma mais surpreendente, aquilo que faz com que tudo o que fazemos seja eficaz”. (E.M Bounds).

     As respostas de Deus são mais sábias que as nossas. “Há quatro maneiras de Deus responder à oração: ‘não, ainda não’; ‘não, Eu o amo muito’; ‘sim, acho que você nunca pediu’; ‘sim, e aqui está mais’”. (Ann Lewis)

     Ore com os olhos voltados para Deus, e não para os problemas.

     “Nunca tive clareza; o que eu sempre tive foi confiança. Então vou orar para que você confie em Deus”. (Madre Teresa)
     “ Os tempos de grandes calamidades e de confusão generalizada foram os que geraram os maiores cérebros. O minério mais puro é produzido no forno mais quente e o relâmpago mais reluzente é o que surge da mais negra tempestade”. (Caleb Colton).

E por fim...
"Nunca duvide na escuridão do que Deus lhe disse na luz". - V. Raymond Edman
 

12 comentários:

  1. Um lindo texto... obrigada por escrevê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Muito claro, edificante, confortante. Nos leva ao entendimento da provisão e do amor de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Palavras verdadeiras q confortam a mente humana.... A vida nos proporciona constantes provações que nos fazem buscar o conforto na real essência da vida....aquele que nos fortalece....

    ResponderExcluir
  4. A verdadeira essência da vida nos é colocada diante das grandes provações.... os que crêem se fortalecem e buscam forças pra seguir na jornada....

    ResponderExcluir
  5. " A ele dado toda honra e toda glória ... Amém Senhor

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto, muito bom, palavras que edificam e nos deixa esperansosos e com a fé renovada.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado! Maravilhoso! Que Deus abençoe a sua vida e de cada leitor.

    ResponderExcluir