quinta-feira, 15 de março de 2012

Batismo & Conversão


         Esse post é pra galera que se converteu, mas ainda não se batizou.Também pra aqueles que tomaram a decisão de se batizar, ou para aqueles que se batizaram mas não sabem bem o que é o batismo. Enfim, é pra geral! Hahaha

        
         Uma breve introdução, o que significa o batismo?
         "Ele significa sua inclusão na família de Deus e anuncia publicamente ao mundo “ Eu não tenho vergonha de ser parte da família de Deus”. O batismo é importante por simbolizar a participação na família eterna de Deus. Ele declara a sua fé,comunica a morte e a ressurreição de Cristo, simboliza a morte para a antiga vida e anuncia sua nova vida em Cristo.O batismo é a representação física de uma verdade espiritual. O batismo não o torna membro da família de Deus: somente a fé em Cristo faz isso. O batismo demonstra que você já faz parte da família de Deus. É um ato de iniciação e não algo que você deva protelar até estar espiritualmente maduro. A única condição bíblica é crer. No novo testamento as pessoas eram batizadas assim que criam. No Pentecoste, 3mil pessoas foram batizadas no mesmo dia em que aceitaram a Cristo. Paulo e Silas batizaram um carcereiro filipense e sua família à meia noite." (Uma Vida com Propósitos, capítulo 16 – de Rick Warren)

Mateus 7: 13-14:

1 -> Caminho estreito conduz ao céu.
2 -> Caminho largo leva a perdição.


         Não podemos nos enganar quanto ao caminho que seguimos, por que isso compromete a eternidade. Como saber se estamos nos enganado? “Pelo fruto os conhecerei”.

         "Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! Mateus 7:15-23

         O que é Cristianismo?
         Cristianismo é viver diariamente para Cristo, mudar radicalmente de direção. O Batismo é conseqüência disso.

         Como reconhecer o Espírito de Deus?
         Deus se manifesta de três formas: Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo. É o Espírito Santo que muda nosso interior, para isso, temos que nascer de novo, assim como diz em João 3:6-8:
         "O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".

         Evidências da Conversão
1: Consciência do pecado

2: Sede pela palavra (Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei. Salmos 119:18)

3: Desejo por uma vida transformada (Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7)

4: Provações

5: Amor para com os irmãos ("Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". João 13:34-35)

6: Desejo de testemunhar (Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24)

         Por que conversão?

         “Deus me vê como pecador e quer me condenar.”
         Somos pecadores por que nossos primeiros pais (Adão e Eva) pecaram.
         Ex: Uma macieira dá maça, filho de peixinho, peixinho é. portanto, filho de pecador, pecador é:
         "Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram." Romanos 5:12

         Deus expulsou Adão e Eva para que não comessem da árvore da vida eterna, para não viverem eternamente em pecado. (já parou pra pensar nisso?) Porém, Deus mandaria um Salvador:
         * Deus pois inimizade entre a serpente e a mulher, e ao seu descendente: O descendente, que no caso se refere a Jesus o Salvador. "E este (Jesus), lhe ferirá a cabeça e você lhe ferirá o calcanhar." Gênesis 3:15

         Conversão = mudança. Mudança de direção.Volta de 180º; mudança total; nascer de novo. Se não há mudança, não há conversão! "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas." 2 Coríntios 5:17

         Conversão para obter salvação, chance de recomeçar, pois:
         “Da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, por que todos pecaram.” Romanos 5:12        
         “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6:23
         "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida." João 5:24
         Depois da conversão...
         A partir desse momento não pertencemos mais a esse mundo incrédulo. Somos diferentes e seremos tratados como tais.
         "Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus."  Efésios 2:19
         "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou." João 17:14
         "Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia." João 15:18-19
         Devemos procurar ser iguais a Cristo Jesus. "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus." Filipenses 2:5

         Não devemos nos envergonhar disso, nem ceder às pressões do mundo:
         "Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos".  Marcos 8:38
        
         Pois:
         "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão."  Gálatas 5:1
        
         Nossa recompensa é maior, e eterna!
         "Porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre."  Efésios 6:8

         E viver pra Cristo, é lucro!
         "Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro."  Filipenses 1:21


         Batismo vem do grego, e significa mergulho. Representa uma morte para o mundo, e vida nova para Jesus. É a forma visível de demonstrar o invisível (conversão), assim como nossas atitudes. Só o batismo não salva: "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado."  Marcos 16:16


A diferença naqueles que creem em Jesus é saberem que são livres, mesmo estando presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário