sexta-feira, 9 de março de 2012

Fé e Obras



            Vou começar com um breve testemunho da minha vida, que foi o que me motivou a fazer esse estudo! Tiago hoje é o meu livro da bíblia preferido, principalmente esse capítulo, pois minha vida mudou radicalmente quando eu entendi a mensagem que Tiago queria passar.

A um tempo atrás eu tinha muitos problemas, principalmente familiares. Sempre orei pra Deus para que as brigas entre minha família parassem, e que meus pais fossem a igreja. Sempre me disseram que eu tinha que orar e não desistir da oração, mesmo que se passassem anos. E foi o que eu fiz...
                Certo dia fui ver TV e não tinha nada descente passando, então eu coloquei “Desafiando Gigantes” para assistir (pela milésima vez). Eu não sei o por que, mas naquele dia Deus decidiu falar comigo e me fez reparar bem em algumas coisas do filme. Eu nunca tinha reparado na parábola que o pastor contava ao treinador.
                Haviam dois agricultores que pediam chuva ao Senhor. Mas só um deles  foi preparar o campo para receber na chuva. Isso não quer dizer que o outro agricultor não tivesse fé, pois creio eu que quando oramos pedindo algo para Deus é por que cremos que ele pode nos conceder. A diferença entre um e outro agricultor, foi a atitude. A fé tem que ser complementada por obras (Tiago capítulo 2). Nesse momento pensei: Eu oro, peço a Deus pra que mude a situação na minha família, mas o que EU faço para contribuir com isso? Será que eu estou preparando o terreno para que isso aconteça?
                Apesar do filme falar mais sobre limites, e até onde você pode chegar com Deus, eu vou abordar outro tema: Fé e Obras.

               A fé por si só, está morta. Ela tem que ser acompanhada por obras. Só a fé não salva, afinal... você crê que Deus existe? Pois bem, como diz na bíblia (Tiago 2), até os demônios creem – e tremem. Mas não é por isso que são salvos. A fé tem que ser acompanhada de obras, é através de nossas obras que seguimos aquilo que a palavra de Deus quer, é assim que vivemos de acordo com a semelhança de Cristo. Uma pessoa é julgada não só por aquilo que ela crê, mas por aquilo que ela faz. De que adianta uma pessoa dizer que é cristã, mas ter atitudes completamente diferentes? Se as atitudes são contrárias aquilo que você crê, de nada adianta a sua fé. Isso se chama hipocrisia.
               
Mateus 5: 1-12
                "Bem aventurados serão aqueles pobres em espíritos, aqueles que choram, os que são humildes, os que tem fome e sede de justiça, os que são misericordiosos, os pacificadores (...)"
                Devemos ser tudo isso que a bíblia diz. Temos que ter fé naquilo que a palavra diz. Devemos crer que nossa recompensa é a vida eterna, e para isso devemos ser imitadores de Cristo.
1 Coríntios 6: 9-10
              "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, em os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus".

             Muitas vezes Deus testa a nossa fé. Às vezes nos deparamos com situações em que não sabemos o que fazer, ou muitas vezes sabemos, mas achamos que é difícil e que está fora do nosso alcance. Mas com Deus, não existe impossível. Não há provação dada a nós, que não possamos suportar. Deus talvez não nos livre das provações, mas ele nos livra NAS provações.

1 Coríntios 10:13-14
             "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar."
             Pare e pense, quantas vezes na vida você disse que não era capaz, sem ao menos tentar? E realmente, não somos capaz de fazer nada; SEM DEUS. Mas com Deus tudo é possível. “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus.” (Marcos 10:27)
             Ou quantas vezes, sentimentos ruins, inveja, raiva, te impediram de fazer uma coisa simples? Quantas vezes você deixou de perdoar uma pessoa, e disse que não era capaz disso? Aqueles que tem a Cristo, tem um espírito manso. São capazes de perdoar qualquer pessoa, e qualquer coisa, por mais que seja difícil. Como cristãos devemos ter atitudes diferentes, e acima de tudo, tomar iniciativas. É isso que vai nos diferenciar aqui no mundo. E nossa fé, nos diferenciará no reino dos céus.

             Reflita sobre o texto de Tiago e sobre a parábola. E pense: 
Eu estou preparando o terreno para que Deus possa agir em minha vida?

E aqui está o vídeo, do filme desafiando gigantes, que inspirou todo esse estudo:

        

6 comentários:

  1. Parabéns. Não ha adjetivo que possa dizer o quão bem faz esse texto. Temos que ter fé, mas com atitudes, simplesmente inspirador. :)

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto! Achei que essa parábola do agricultor estava na Bíblia, mas o texto de Fé e Obras torna essa história uma verdade a ser trabalhada na igreja. E teu comentário, mais adequado impossível! É fácil notar quando alguém viveu o que está falando.
    Muito obrigado por essa mensagem, e um abraço do RS pra ti! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, é motivador saber que Deus usa pessoas falhas para transmitir a mensagem dele! Um abraço de SP, que Deus abençoe sua vida.

      Excluir
  3. Exatamente... Eu tinha assistido essa cena, mas sobre essa parte especial, minha esposa me deu um "Start" sobre essas colocações e passei a refletir muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisei assistir o filme muitas vezes para entender o que realmente Deus queria falar ao meu coração, mas Deus é maravilhoso e nos faz refletir diariamente nas nossas vidas. Que Deus abençoe você e sua familia!

      Excluir