segunda-feira, 12 de março de 2012

A Importância do Devocional

       


        Um dia, conversando com um grupinho de 15 cristãos, eu perguntei: quantos de vocês fazem o pão diário? (Um livrinho de devocional bem conhecido pelas igrejas da nossa convenção). A resposta foi bastante surpreendente, apenas duas pessoas levantaram a mão. Infelizmente a realidade do jovem cristão, e não só do jovem, é obter alimento espiritual durante o fim de semana só, quando vão para a igreja. Por outro lado, conheço muitos cristãos que fazem o pão diárioe  não só isso, leem mensagens sobre a bíblia diariamente, até mesmo na internet, em um site muito bom que recomendo: http://naomordamaca.com/ . Mas por que é tão importante o devocional?

        “Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”  
Salmos 1.2 

        Ao longo de toda a história Deus tem desejado se comunicar com o Homem que Ele com toda sua Sabedoria Divina criou. Antes que Jesus viesse, Deus falou com/e através do povo escolhido do Antigo Testamento, que por fim registrou a Sua Palavra.  Deus, então, mandou Sua Palavra na Terra em forma de carne na pessoa de Jesus Cristo (João 1:14). Enquanto Jesus estava na terra, como também depois da Sua morte e ressurreição, Deus inspirou homens para continuarem a escrever Sua Palavra.

        A Bíblia é o registro completo da comunicação de Deus para conosco. Foi-nos dado por Deus que deseja que nos através dela aprendamos mais e mais de Jesus e pratiquemos em nossos dias. Sendo assim, a Bíblia é o livro mais importante que alguém pode ler em toda a sua vida. Muitas pessoas não sabem como ouvir o que Deus está dizendo em Sua Palavra. Um relacionamento significativo com o Senhor depende de ouvirmos e entendermos o que Ele está compartilhando conosco.
        Ler a Bíblia, não é como ler qualquer outro livro qualquer. A Bíblia é a Palavra de Deus. Portanto leia com atenção e respeito, atenção, amor.
        O devocional é o momento do nosso dia, que separamos um tempo para estar em comunhão com Deus, de forma íntima! Só você e Ele. E por que ele é tão importante? Quais seus objetivos?
       
  •  Desfrutar da comunhão com Deus.
  • Agradar a Deus! É privilégio gastar tempo meditando na palavra de Deus e conversando com Ele!
  • Descobrir como Deus quer que a gente viva nossa vida. Aprendemos isso apartir dos textos estudados.
  • Desenvolver um estilo de vida de acordo com o ponto de vista de Deus.

         No início é dificil criar o hábito de fazer devocional. E ele deve ser feito por necessidade de ter um relacionamento com Deus, e não por obrigação! Uma experiência que tenho com Deus em relação ao devocional é a seguinte... sabe quando você passa por um problema, ou uma situação difícil? Eu oro, peço ajuda pra Deus. Quando abro meu devocional, lá está! É a resposta de Deus, é como se Deus tivesse escrito aquilo pra mim naquele momento. Ou quantas vezes, logo cedo, fiz minha devocional, meditei na palavra, e deixei de cometer um erro no restante do dia, pois Deus tinha me ensinado o que fazer diante de uma situação difícil. E mais, quantas vezes abri o devocional a noite, morrendo de sono, e vi, que se tivesse lido antes o meu dia poderia ter sido diferente.
        Deus age de forma incrível através do devocional! Quando não nos mostra a solução para nossos problemas, Ele nos dá um conhecimento que futuramente, se meditarmos na palavra dEle, usaremos nas situações da vida!
        Quanto tempo você gasta em devocional? A questão não é nem quanto tempo, mas, você tem tempo pra devocional? Não me diga que não! Pois tem sim! Sabe aqueles 5 minutos entre uma aula e outra? Aquela viagem de meia hora para ir da casa até o trabalho? E aquele tempo que você fica vendo TV ou fica na internet... Todos devemos ter um tempo pra Deus, por que Deus jamais negou um minuto para nós, Ele sempre está conosco!

11 comentários:

  1. amei.. muito boa esse estudo sobre o devocional...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vdd... bem explicado de um modo que entendemos bem....

      Excluir
    2. Me alegra saber que a mensagem ficou clara! Que Deus te abençoe.

      Excluir
    3. Me alegra saber que a mensagem ficou clara! Que Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Mesmo descobrindo essa página na internet agora, me senti muito fortalecido com os escritos e louvor oferecido descobri, quando estava preparando um sermão para a Igreja, a respeito de um devocional com Deus, gostei muito e vou aplicar com todo o carinho aos amados irmãos da igreja ASSEMBLÉIA de Deus em muriqui ITABORAI/RJ.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a forma como vc colocou a importancia do devocional falou muito ao meu coraçao, muitas vezes ignoramos devocionais que recebemos e muitos deles e resposta do Senhor ao nosso coraçao,Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir