terça-feira, 13 de março de 2012

Perdão e Arrependimento




 Antes de tudo, uma explicação simples do por que o tema "perdão" ser escrito com o tema "arrependimento". Isso é simples, os dois estão interligados!


         O que é perdão? Perdão vem do grego que significa cancelar.
         Pra começar vou contar brevemente a história de José, que se encontra apartir de Gênesis 37.

         José era filho de Jacó e com 17 anos pastoreava os rebanhos com seus irmãos. Era o filho preferido de Jacó, o que causava ódio nos irmãos. Um dia, quando foi pastorear em Dotã, avistou seus irmãos a longe, que planejavam matá-lo. Jogaram-no em um poço e disseram a seu pai que um animal selvagem o devorou. Os irmãos de José lhes arrancaram a túnica que seu pai havia mandado fazer, e rasgaram-na. Jacó chorou por muitos dias. 
         Os egípcios encontraram José e o venderam a Potifar, o oficial do faraó e capitão da guarda. O Senhor estava com José, e este, passou a morar na casa do Senhor Egípcio. Potifar percebeu que Deus estava com ele e deixou ele tomando conta de sua casa e de tudo que possuía. José era atraente e de boa aparência, até que a mulher de Potifar começou a cobiçá-lo e o convidou para se deitar com ela. José não quis, e isso irritou a mulher de Potifar, que por sua vez, disse a seu marido que José estava insultando-a. José foi lançado na prisão. Mas ele tratava todos com bondade, e depois de um tempo ele se tornou responsável por tudo que acontecia na prisão. 
         Tempo depois, um copeiro e um padeiro foram lançados na prisão do Egito, e tiveram um sonho, o qual José interpretou. Nisso, o faraó teve sonhos os quais nenhum sábio do reino pudera interpretar. Foi então que o faraó pediu para que José interpretasse seu sonho. José se tornou uma pessoa importante depois de um tempo. O Egito teve 7 anos de fartura e 7 anos de escassez. 
         Quando Jacó soube que no Egito havia trigo, pediu para seus filhos descerem lá para pegar. Assim, eles foram. Se dirigiram ao governador do Egito (José), e ele logo reconheceu os irmãos, porém, seus irmãos não o reconheceram. José ordenou que trouxessem o irmão mais novo, Benjamin.
Quando os irmãos voltaram, José ordenou a seu criado que enchesse as bolsas de trigo, e de prata, mas que na bolsa do irmão caçula colocasse a sua taça de prata. Nisso, José pediu para que eles abrissem a bolsas, pois sua taça havia sumido, e aquele que estivesse com a taça seria morto. Quando abriram a bolsa de Benjamin, seus irmãos entraram em desespero, pois não sabiam o que aconteceria se não levassem o irmão caçula para casa. O pai de José “morreria” se não levassem Benjamin de volta para casa. A essa altura José não aguentava mais e revelou a verdade. Disse que era seu irmão.



         Muitas pessoas não perdoariam os irmãos como José perdoou. Não é fácil, principalmente por que quanto maior a intimidade que temos com aquele que peca contra a gente, mais difícil é de perdoar. Porém, Jesus ensina:
         "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15)
         O perdão sem si não significa esquecer. Não significa fingir como se nada tivesse acontecido. Deus perdoa nossos pecados, porém, isso não significa que não seremos repreendidos. Se fosse tudo tão fácil, erramos, pedimos perdão, e nos livramos das consequências, não aprenderíamos a nos arrepender verdadeiramente. O perdão está vinculado com arrependimento. Você pede perdão, por que se arrependeu.  Já o fato de perdoar alguém, é um mandamento bíblico. É o que Deus espera de nós. Se Deus foi capaz de perdoar todos os nossos pecados,e de mandar seu filho Jesus morrer na cruz por nós, por que não somos capazes de perdoar o nosso próximo?

         Ao contrário das pessoas, Deus esquece nossos erros:
         "Por que eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”. (Hebreus 8:12)
         Deus é capaz de esquecer nossos pecados, porém, nós seres humanos, não somos capazes de esquecer nossos próprios erros, por mais que tenhamos sido perdoados. E mais ainda, não somos capazes de esquecer os erros dos outros, mas somos capazes de perdoá-los por isso. O perdão de Deus é diferente do perdão humano.
         “Como são felizes aqueles que tem suas transgressões perdoadas, cujos pecados são apagados. Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa”. Romanos 4:7-8
         Deus não fica cobrando nossos erros. Como é feliz aquele a quem Deus não atribui culpa. Aquele que errou, se arrependeu, e pediu perdão, e foi perdoado. A quem Deus não precisa ficar lembrando dos erros, pois essa pessoa mesmo lembra de seus erros a cada dia, e não tem coragem de cometê-los novamente. Deus exige fé, arrependimento verdadeiro, e confissão para que ele possa perdoar.
         Não importa quantas vezes alguém peque contra você, você tem que perdoar. É uma coisa difícil, mas todos somos falhos. O fato de uma pessoa cometer o mesmo erro mais de uma vez, não significa que ela é burra, ou que ela faz de propósito. O Diabo nos tenta naquilo que mais somos fracos, e são nas áreas de fraqueza que nós erramos inúmeras vezes.
         Jesus nos ensina: “"Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe"” (Lucas 17:3-4)
         Essa é uma característica do cristão. O perdão incondicional. O perdão deve ser dado a toda aquela pessoa que se arrependeu. Mas acima de tudo, o cristão tem que preparar seu coração, para quando um irmão pecar contra ele, ter em seu coração o seguinte: “ eu perdoo. Eu perdoei”.
         Se perdoamos alguém sem essa pessoa ter se arrependido, encorajamos ela a continuar fazendo o que é errado sem se arrepender, sendo perdoado “ da boca pra fora”. O perdão não é desculpa pro pecado. Algumas pessoas ignoram os pecados cometidos por elas, por que tem medo de enfrentá-los.
Um exemplo disso, é quando você briga com um irmão seu. Depois de um tempo, está tudo na boa, vocês voltam a se falar como se nada tivesse acontecido. E de certa forma dizem que nem precisa pedir desculpa, afinal, já perdoaram. Nessa situação se foge, por que se tem medo de pedir perdão. É uma coisa muito difícil, mas que se praticada diariamente, se torna fácil.
       
         O perdão não é vingança!

Efésios 4:32 – Perdoem-se mutuamente assim como Deus os perdoou em Cristo.

Colossenses 3:13 – Perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros.

Lucas 6:37 – Perdoem, e serão perdoados.

         Lembrando: ESQUECER não é perdoar. Se perdoamos, provavelmente a gente esqueça. Mas nem tudo que a gente esquece, a gente perdoa!

         Se você cometesse um erro, não gostaria de ser perdoado? Não faça com os outros aquilo que não quer que façam com você. Agora pense: O que seria de sua vida se Deus não perdoasse seus erros?

9 comentários:

  1. Gloria Deus pela palavra
    era o que eu estava precisando :)

    ResponderExcluir
  2. Lindas e maravilhosas palavras! Amém🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana! São palavras maravilhosas pois são palavras do Senhor para a nossa vida! Deus te abençoe!

      Excluir
  3. Bênção! Obrigado Senhor pela sua misericórdia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor é maravilhoso não é Sandro?
      Obrigada por ler as postagens ! Deus abençoe sua vida.

      Excluir
  4. Bênção! Obrigado Senhor pela sua misericórdia!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço ao Senhor por ter mi mostrado o caminho e o significado do perdão.

    ResponderExcluir