terça-feira, 20 de março de 2012

E quando Deus não responde?


         Sei que muitas pessoas já passaram pela situação em que Deus não respondeu as orações. Mas por que isso acontece? Deus realmente deixa de nos responder?
         Será que Deus não responde nossas orações quando elas são feitas sem fé, com egoísmo, quando queremos mudar os planos de Deus, quando colocamos nossa vontade primeiro do que a dEle, quando há incredulidade, quando a oração não é sincera, etc? Ao meu ponto de vista, até um "não" vindo de Deus, um silêncio, é uma resposta! Nesses casos, o silêncio de Deus demonstra que se não há resposta é por que oramos por motivos errados e temos pecado em nosso coração.

         Devemos orar com fé:
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe e recompensa aqueles que o buscam.” Hebreus 11:6

         Devemos colocar a vontade de Deus acima da nossa:
“Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. Lucas 22:42

         Não devemos duvidar de Deus:
“ Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense que tal pessoa receberá coisa alguma do Senhor.” Tiago 1:6-7

         Não devemos ser hipócritas, precisamos ser sinceros:
“E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos uns pelos outros. Eu lhes asseguro que, eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.” Mateus 6:5-7
         Não devemos orar por motivos impuros:
“Vocês cobiçam e não as tem; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não tem por que não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” Tiago 4:2-3


         Bom... você deve se perguntar: Existem casos em que, mesmo com todas as boas intenções, e visando a vontade de Deus, Deus não responde? E em meio ao sofrimento, às tribulações, tem casos em que Deus não responde?

         Tive um momento muito difícil da minha vida, onde todas as áreas (amorosas, familiares, escolares) estavam péssimas. E pra melhorar a situação, fui proibida de ir na igreja. E agora, como Deus falaria comigo? Fiquei um bom tempo angustiada, e o diabo, a cada dor que eu sentia, colocava em meu pensamento: Deus te abandonou. E nessas horas eu orava: Deus, por que não me responde? Então lembrava da história de Jó... Jó perdeu tudo, sua família, riquezas, e até ficou com a saúde debilitada. E mesmo assim, acreditava no Seu Deus, acreditava que Ele tinha um propósito maior. A história de Jó me dava forças, e sempre que o diabo colocava em minha cabeça “Deus te abandonou”, eu tinha o seguinte pensamento em meu coração: “Fico imaginando que o diabo virou pra Deus e falou: se você não responder ela nesse momento difícil, ela vai achar que você o abandonou! Ela vai perder a fé em você, e você vai ver que ela não te ama de verdade! E Deus, pra provar que eu acreditava nEle e em todas as promessas que Ele havia me feito antes disse: Pois bem, eu não vou falar com ela, e mesmo assim vou provar pra você, que Ela confia em mim e na minha palavra! Que ela tem FÉ, a verdadeira fé, que ela não precisa ver, nem ouvir, ela só precisa acreditar, crer!”

         Então assim, toda vez que você passar por uma situação em que Deus não te responde...lembra disso! Não é que Deus não te ama, te abandonou. Pelo contrário, Ele está lá, cuidando para que nada de pior aconteça com você, e mais, lembre-se que toda tribulação serve para nos moldar a caráter de Cristo!

         Rick Warren diz em seu livro Uma Vida com Propósitos: “Ele prometeu várias vezes jamais nos abandonar ou rejeitar. Mas Deus não prometeu “Você sempre sentirá a minha presença”. Será que você continuará a amar, obedecer, a adorar a Deus, e a confiar nEle, mesmo quando não sente sua presença nem há evidência visível da ação divina em sua vida? Quando você se sente abandonado por Deus, e ainda assim mantém a confiança nEle, significa que você o está adorando da maneira mais profunda.” E, Raymond Edman diz: “nunca duvida na escuridão do que Deus lhe disse na luz. Sei que é difícil, mas nos momentos em que Deus parece não estar presente, devemos lembrar de tudo aquilo que Ele nos disse e nos prometeu quando estava presente! “Por que as circunstâncias não podem mudar o caráter de Deus” (Rick Warren).

         Nosso Deus não falha! O vídeo é longo, mas vale a pena ver. :)

 



         Acho que o que Rob Bell dizia para seu filho , é justamente o que Deus nos diz...
         “Eu te amo filho. Você vai conseguir. Eu sei o caminho, você vai passar por isso!”
         E ele completa, dizendo TUDO:
         “Pai, por que me deixou passar por aquilo? Eu guardei esse lixo comigo, achei que me amasse! Como pôde me expor a uma tempestade tão horrível? Por que não me protegeu?”
         “Talvez você sinta amargura ou raiva dentro de si por algumas coisas que passou, algumas tempestades na sua vida, e você se pergunta, se Ele realmente me amasse, se Deus estivesse lá, Ele não me deixaria passar por aquilo. Talvez Deus esteja dizendo: Você não entende? Eu o abracei firme. E eu o recordei repetidamente: Eu te amo filho.”


         “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá (...) Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi.” Gênesis 28:15

5 comentários:

  1. me converti com 21 anos,me afastei com 22,vltei agora com 30anos.ja faz mas de um ano,mas ate agora Deus nao falou comigo.sa vezes me bate um dizanimo penso em parar.e as vezes sinto muita vontade de continuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ezequiel,pode ter certeza que o Senhor já falou com você. Quando não conseguirmos ouvir diretamente a voz dEle, Ele usa pessoas, até mesmo a natureza para falar com nós! Não desanime, busque ao Senhor e ore pedindo pra ouvir com clareza a voz dEle.

      Excluir
  2. me converti com 21 anos,me afastei com 22,vltei agora com 30anos.ja faz mas de um ano,mas ate agora Deus nao falou comigo.sa vezes me bate um dizanimo penso em parar.e as vezes sinto muita vontade de continuar.

    ResponderExcluir
  3. Eu ja mim sinto sem forças pois estou passando uma face muito defìcil na minha vida eu emcontro mim sem forças ja.

    ResponderExcluir
  4. Estou desistindo tbm.to orando nada acontece

    ResponderExcluir