quarta-feira, 21 de março de 2012

Fazendo a diferença: Discipulado


O que é discipulado?



          Acho que o vídeo explica bem né? Não sei como é na sua igreja, na sua vida... mas muitas vezes dispersamos totalmente do nosso foco!  Jesus deu uma ordenança bem clara:
          “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Mateus 28:19
          Jesus foi o cara né? O Evangelho chegou a nós nos dias atuais, através de 12 discípulos que ele chamou. Através de só 12 pessoas, milhões conheceram o evangelho! E pense, naquela época não existia internet, nem avião, nem carro (...) como eles conseguiram? Galera, ser cristão (ir pra igreja, cantar,adorar a Deus, dizer que é cristão) é fácil, difícil é fazer a diferença como cristão! E olha a diferença que eles fizeram! Creio que eles não tinham a preocupação que nós temos de fazer programações para jovens, adolescentes, idosos, cultos, louvor, programações especiais, etc. Perdemos muito tempo programando coisas que beneficiam mais a nós mesmos do que aos que não conhecem a Cristo. Fazemos muitos eventos para convidar pessoas de fora da igreja a vir para a igreja conhecer a Cristo... mas perai! Quem é a igreja de Cristo? NÓS! E não somos nós que devemos fazer discípulos por toda terra? Consequentemente, a igreja é que deve se dirigir as pessoas, e não o contrário! Os discípulos de Jesus não ficavam em um templo parado, com uma pregação pronta, esperando que as pessoas viessem por vontade própria conhecer a Cristo! Pelo contrário, eles pregavam em diversas cidades, passavam fome, andavam muito (com certeza se cansavam), mas faziam tudo isso pelo Evangelho, e conquistaram muitas pessoas assim! Por que nós não fazemos isso hoje? Por que não batemos de porta em porta, paramos pessoas na rua, e falamos sobre Cristo para elas? Até mesmo no colégio, é muito mais fácil você convidar alguém para ir à sua igreja, do que falar de Cristo pra ela, jogando assim, a responsabilidade de falar de Cristo, para outra pessoa. Mas Deus disse para VOCÊ ir por todas as nações e fazer discípulos! Não o pastor da sua igreja, muito menos o líder, muito menos quem dá as pregações.
          
          “Desde que uma centelha permaneça ativa, o fogo pode ser novamente aceso e transformar-se em uma grande labareda. A que resta Semelhantemente, se apenas um remanescente de cristãos verdadeiros retiver uma partícula de fé, Deus poderá reconstruir uma nação forte. E se apenas um vislumbre permanecer no coração, o Senhor poderá usá-lo para restaurar a ardente confiança em cada crente. Se você sentir que apenas uma fagulha da fé permanece em sua vida, peça a Deus que a use para reacender o ardente fogo do comprometimento com Ele.”
          
          Temos várias formas de demonstrar o evangelho de Cristo em nossas vidas. Uma delas é a forma que vivemos, nosso caráter. Mas o nosso caráter implica em nossas atitudes, e é através das nossas atitudes, que ganhamos pessoas para Cristo! E se a pessoa que te apresentou a Cristo ficasse parada? Não tivesse investido na sua vida, ou não tivesse pregado o evangelho pra você? Existem pessoas aí fora que não querem ir a igreja para se sentirem amadas, mas querem que a igreja vá até elas, para que assim, elas possam se sentir amadas, importantes! Você pode fazer a diferença na vida de várias pessoas se apenas cumprir essa ordenança de Jesus...
           
          “Todo o mundo é capaz de produzir um forte impacto em seu futuro. A maneira de fazê-lo é concentrar-se no presente. Hoje é o único tempo do qual você realmente dispõe. É muito tarde para o ontem, e não há como depender do amanhã.” John C. Maxwell

          Claro, o discipulado não é só fazer discípulos. Discipulado é seguir a Cristo. A palavra discípulo vem de disciplina, que do latim discipulus, significa aluno. Para isso, devemos tomar nossa cruz e seguir a Jesus:
          “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente sua cruz e siga-me.” Lucas 9:23
          Em Mateus 15:21-28 há uma passagem que demonstra que Jesus foi enviado às “ovelhas perdidas” de Israel. Essa é nossa missão, devemos ir atrás das ovelhas perdidas e trazê-las de volta para o rebanho! “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas” (VS 24)
          E de que adianta termos fé de que as pessoas vão se converter, se não fazemos nada para que isso aconteça?
          “Assim também, a fé por si só, se não for acompanhadas de obras, está morta.”  Tiago 2:17
          Devemos AMAR o nosso próximo, não preciso nem citar o quão claro isso é nos 10 mandamentos, e consequentemente, pregamos o Evangelho ao nosso próximo, assim como Paulo fazia, e destaca em 1 Tessalonicenses 2:8:
          “Sentindo, assim, tanta afeição por vocês decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, por que vocês se tornaram muito amados por nós".
          Pra completar, esse vídeo é muito bom! É longo, mas vale muito a pena ver.


          E fecho com uma pergunta...
O Evangelho é suficiente para você de forma que você fale sobre ele?

Estudo feito a pedidos do meu amigo Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário