terça-feira, 29 de maio de 2012

Auto Disciplina





         Auto disciplina significa controle de si mesmo ou domínio próprio.
         Domínio próprio é um dos frutos do Espírito. (Gálatas 5:23)
         “Empenhem-se ao conhecimento do domínio próprio.”  (2 Pedro 1:6)

         “Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado”. (1 Coríntios 9:24-27)

         Quero destacar no último versículo, a seguinte colocação: “ Para que depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado”. Somos seres pecadores e quantas vezes como cristãos, somos reprovados por aquilo que nós mesmos pregamos, seja por Deus, ou até mesmo pelas pessoas...

         Bran Clifford aos 25 anos de idade tocou mais corações, influenciou mais líderes do que qualquer pastor da sua idade. Ele ficou conhecido como “o maior pregador do Evangelho depois do apóstolo Paulo”. Mas a bebida e o descontrole financeiro o destruíram. O que faltou para Clifford foi auto controle, auto disciplina, DOMÍNIO PRÓPRIO. Apesar de ter pregado para inúmeras pessoas e influenciado na vida de muitos, Clifford teve um período de sua vida em que vivia uma contradição com aquilo que pregava, devido a falta de auto disciplina.

         Auto disciplina requer sacrifícios. Moisés é um grande exemplo disso...abriu mão dos seus projetos pessoais para viver no centro do projeto de Deus. Ele tinha tempo para Deus, era honesto com Deus, admitindo suas fraquezas, e por fim, deixou seu orgulho e auto confiança de lado.

         Tenho dois amigos os quais eu admiro muito. São meus maiores exemplos de auto disciplina ... neles eu posso observar algo que está muito relacionado a isso, a confiança deles em Deus. Biblicamente, vamos usar o termo domínio próprio, para ficar mais claro de entender. Eles são pessoas que dificilmente vejo tropeçarem e que nas situações mais difíceis tomam atitudes diferentes, ou em situações em que tudo coopera pra que eles pequem, eles possuem o domínio próprio de seus corpos e mentes para tomar a decisão certa. Isso só acontece por que o relacionamento deles com Deus é verdadeiro, diário, íntimo. Só temos forças para dominarmos a nós mesmos se estivermos firmes em Deus pois é Ele que nos ajuda.

         Uma outra questão, como o relacionamento deles com Deus é íntimo, eles acreditam com toda a força deles de que, com Deus, eles são capazes de tudo. Vejo muitos sem domínio próprio simplesmente por que não acreditam que são capazes em determinadas situações. Quando estiver em alguma situação que você pense: Não consigo, eu sou fraco, lembre-se que Deus te disse:
         “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2 Coríntios 12:9)

         Quem não tem domínio próprio se deixa influenciar pelas pessoas e pelo mundo, dando assim lugar ao pecado, e consequentemente mais tarde, ao rompimento de um relacionamento com Deus. Quem tem domínio próprio não deixa sentimentos nem desejos o controlarem, pelo contrário, ele os controla não permitindo que estes o dominem. Domínio próprio é a capacidade que um cristão tem de controlar o seu corpo e sua mente, sendo possível estes, somente com a ajuda de Deus; não é a toa que é um dos frutos do espírito.


“"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine.” (1 Coríntios 6:12)

         Tudo é permitido. Mas saiba a diferença do “eu quero”; “eu posso”... não deixe que nada o domine.

9 comentários:

  1. Da hora ;)

    Quando estiver a beira da morte, você ainda pode suportar mais alguns dias.(Hagakure)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu post amigo, parabéns. E faço questão de comentar pois as vezes postamos algo que deu trabalho pra fazer esperando um feedback das pessoas que visualizaram e nada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rafael, agradeço o retorno a respeito do que escrevi, é muito importante! que Deus abençoe a sua vida.
      E é "amigA" só pra constar rs.

      Excluir
  3. Gostei, Deus continue te abençoando, palavras de vida e encorajamento, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. DEUS MT OBRIGADO POR VC EXISTIR EM MIM!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post! Que possamos ter autodisciplina.

    ResponderExcluir
  6. Uma benção esses ensinamentos, muito irriquecedor de grande proveito para missas vidas espirituais, que Deus continue abençoando sempre trazendo mais ensinamentos para nós abençoar mais ainda!

    ResponderExcluir