domingo, 11 de março de 2012

Oração

Durante uma conversa com uma amiga, ela me disse a seguinte frase: "Já pensou que as vezes que você acorda a noite, é Deus te acordando, pra que você fale com ele?"

         Não sei quanto a vocês, mas quando eu falo com Deus antes de dormir eu me sinto muito melhor, e dificilmente acordo, tenho uma ótima noite de sono... mas quando não falo, parece que tem algo que não me deixa dormir. Esse algo é DEUS.
         Acho que para muitos, principalmente aqueles de meio não cristão, a oração é sinônimo de pedido. Mas a grande realidade é que a oração é sinônimo de conversa, conversa com Deus! A oração é uma das coisas que mas faz com que a gente conheça Deus, intimiamente.
         Já parou pra pensar que as vezes um problema obtido na nossa vida, é uma forma que Deus tem para obter nossa atenção, e orarmos, para irmos de encontro à Sua presença? Infelizmente é assim que acontece na maioria das vezes, só oramos quando precisamos de ajuda! Mas a oração tem que ser muito mais que isso. Não é só perdão, pedidos ou agradecimentos. É dizer: "Senhor, hoje meu dia foi assim, aconteceram tais coisas. Espero que amanhã seja diferente, espero que amanhã seja tão bom!"

         “Se Deus, porém, é tão bom quanto você O pinta, se Ele sabe tudo o que precisamos, e muito melhor que nós, por que seria necessário pedir-Lhe alguma coisa? Respondo: e se Ele sabe que a oração é a coisa de que mais necessitamos com a maior urgência? E se, na concepção de Deus, o objetivo principal da oração é suprir nossa mais ampla e incessante necessidade, a necessidade Dele? A fome pode levar a criança fugitiva de volta para casa, e talvez ela não seja alimentada de imediato, pois precisa mais da mãe do que do jantar. A comunhão com Deus é a necessidade da alma que está acima de todas as demais necessidades: a oração é o começo dessa comunhão, e certa necessidade é o motivo dessa oração. Assim tem início a comunhão, uma conversa com Deus, um processo de união com Ele, que é o propósito único da oração”. – George MacDonald

         "A oração, contudo, não apenas nos dá acesso às bênçãos de Deus, como também nos leva a conhecermos o Deus da bênção."

         Devemos orar com os olhos voltados para Deus e não para nossos problemas! E quando tivermos problemas, temos que entregá-los nas mãos de Deus, através da oração. Não por que estamos desesperados para resolver os problemas, mas por que cremos que Deus tem o melhor para nós e confiamos nEle!
         "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." Filipenses 4:6

          Sei que muitas vezes sentimos vergonha de orar. As vezes por que achamos que não sabemos, ou por vergonha. Mas sinceramente, não tem essa de "eu não sei orar". Isso não é uma desculpa, pois a bíblia mesmo nos diz:
         "Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Romanos 8:26

         Deus não procura palavras bonitas, Ele procura um coração sincero! 

         "A grande tragédia da vida não é a oração não respondida, mas a oração não feita". (F. B. Meyer)
          Não precisamos ter medo de que Deus não responda nossas orações. As vezes Ele não responde, para que você aprenda a confiar na vontade dEle! Ou as vezes por que simplesmente não é hora de você obter a resposta que precisa. Deus pode nos responder de várias formas:
         "Não, eu te amo demais": Enquanto o mundo todo diz "sim" para você, Deus é um pai amoroso, e diz não muitas vezes, por que Ele te ama, e sabe aquilo que é melhor pra você!

         "Sim, mas você precisa esperar": As vezes Deus nos concede aquilo que pedimos em oração por que o que pedimos é da vontade dEle também, porém, não podemos esquecer que o nosso tempo tem que ser o tempo de Deus ("Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu". Eclesiastes 3:1)! Muitas vezes temos que esperar para receber o que  pedimos.

         "Sim, mas não exatamente como você quer": Quantas vezes você já pediu algo para Deus, e esperava que Ele o desse de uma forma, mas acabou te dando de uma forma que você não esperava?

        "Sim e mais um pouco": Muitas vezes os planos de Deus são maiores do que os nossos e acabamos recebendo muito mais do que pedimos! (Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam". 1 Coríntios 2:9)
Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam";
1 Coríntios 2:91 Coríntios 2:9)
      
         "Sim, pensei que você nunca pediria": Deus as vezes só espera que a gente peça! Sim, Deus sabe a cada momento tudo o que precisamos. Mas as vezes para conseguirmos, Ele só quer que a gente peça! ("O que vocês pedirem em meu nome, eu farei". João 14:14)


A Oração e a Fé
    
         De que vale nossa oração, se não temos fé? 
         "De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras?" (Tiago 2:14)
         "A oração feita com fé curará o doente, o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz." (Tiago 5:15-16)
         De que vale a nossa oração se só queremos receber bênçãos mas permanecemos no pecado, e não fazemos nada para mudar?
         “O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos.” (Provérbios 15:29)
         De que vale a nossa oração, se somos pessimistas?
         É impossível  orar e ser pessimista ao mesmo tempo. A oração deve ser feita com fé, e é responsável pelas mudanças da nossa vida. “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. (Romanos 12:12).


         A oração, a fé, as obras estão interligadas. Imagine a situação em que você tem um amigo pelo qual você ora, para que ele se converta. Você ora (1), você tem fé (2), mas a fé se não for acompanhada por obras como diz em Tiago 2:17, está morta! Então não somente orem, mas tomem atitudes. Muitas vezes Deus resolve nossos problemas, mas muitas vezes Deus nos dá força para resolvê-los, e é aí que entra a parte das obras, da atitude.

         “A oração é a nossa arma mais surpreendente, aquilo que faz com que tudo o que fazemos seja eficaz”. (E.M Bounds).

         "As pessoas podem recusar o nosso amor ou rejeitar nossas palavras, mas não têm defesas contra as nossas orações".

Um comentário:

  1. Amém.

    Texto incrível. Deus abençoe por tamanha bondade em compartilhar seus textos.
    Precisava ler o teu blog.
    Já li mais de cinco textos, e me sinto encorajado a persistir.

    ResponderExcluir