sexta-feira, 9 de março de 2012

Daniel



Quem foi Daniel? (A história se encontra no livro de Daniel)
Daniel foi um dos quatro jovens de boa aparência, sem defeitos físicos, cultos e inteligentes que foram escolhidos para servir o Rei Nabucodonosor.
Quero destacar algumas atitudes de Daniel nesse período de sua vida. A primeira atitude de Daniel no palácio do rei, foi abster-se da comida dele, para não se tornar impuro. Pediu ao chefe dos oficiais que só dessem vegetais durante 10 dias para Daniel e seus amigos. Assim foi feito, e eles pareciam mais saudáveis do que aqueles que comiam a comida do rei.
 No segundo ano de reinado do rei, Nabucodonosor teve um sonho que o deixou perturbado, m sonho o qual nenhum sábio ou astrólogo conseguia interpretar. Por conta disso, mandou executar todo os Sábios da Babilônia. Então, Daniel dirigiu-se ao rei e pediu-lhe um prazo, para então, dar-lhe a explicação do sonho. Quando Deus revelou a Daniel o mistério do sonho, ele O louvou, reconhecendo todo o Seu poder, sabedoria e misericórdia.
        
*SONHO: O Sonho revelava 5 reinos, o do Ouro (Nabucodonosor), o de prata (Mais fraco do que de Nabucodonosor),  o de bronze (que governaria toda a terra), o de ferro misturado com barro (Aquele o qual destruiria tudo e faria alianças políticas através de casamentos), e o reino que jamais seria destruído ( significado da pedra que se soltou de uma montanha e derrubou todos os reinos).

            A interpretação foi revelada a Nabucodonosor, e ele caiu prostrado diante Daniel, admitindo que somente o Deus dele era o Deus dos deuses.

Nabucodonosor teve outro sonho, o qual só Daniel era capaz de interpretar.
Daniel interpretou seu sonho, dizendo que Nabucodonosor seria expulso do meio dos homens e viveria como animal selvagem, e que só conseguiria seu reino de volta quando reconhecesse que os Céus dominam.O sonho se cumpriu, 12 meses depois, e Nabucodonosor novamente se prostrou ao Deus de Daniel e o glorificou.

            (...)

No Reino de Belsazar, Daniel foi chamado para decifrar a Escrita na Parede, a qual os sábios não conseguiram interpretar.
            Daniel interpretou seu sonho, e por ordem do Rei, foram lhe colocado um manto vermelho, uma corrente de ouro no pescoço, e o proclamaram o terceiro mais importante do reino (coisas que Daniel havia negado anteriormente).
            Na mesma noite, o Rei Belsazar morreu, e Dário assumiu o reino.

           Dário assinou um decreto o qual dizia que o homem que orasse a qualquer outro deus ou homem nos próximos 30 dias, exceto o rei, seria atirado na cova dos leões.
            Daniel soube do decreto, foi para sua casa e fez o que costumava fazer: três vezes por dia, se ajoelhava e orava agradecendo a Deus.
            Foi dado ordens para que Daniel fosse jogado na cova dos leões. Daniel saiu ileso da cova dos leões, pois um anjo mandado por Deus havia fechado a boca dos leões. Dário, fez um decreto para que todos louvassem o Deus de Daniel.

            No terceiro ano de reinado do Rei Belsazar, Daniel teve uma visão a qual se referia aos tempos do fim. Daniel, porém, deveria selar a visão, pois se referia a um futuro muito distante.
            Daniel ficou exausto e doente por vários dias. Daniel compreendeu pelas escrituras que a desolação de Jerusalém duraria setenta anos; por isso se voltou para Deus com orações e súplicas.
            Daniel recebeu uma mensagem, de que haveria uma grande guerra. Ele teve a visão de um Tigre, o qual só ele vira. Caiu por terra e perdeu os sentidos. Ouviu uma voz lhe dizendo: Daniel, você é muito amado, levante-se, pois fui enviado a você. A voz lhe revelou o que estava escrito no Livro da Verdade. Daniel devia fechar um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Daniel viu outros dois anjos, dizendo que quando o poder do povo santo finalmente for quebrado, todas as profecias se cumpririam.
            O Senhor disse á Daniel: Siga seu caminho até o fim, e você descansará; e no final dos dias se levantará para receber a herança que lhe cabe.




Algumas observações sobre o caráter de Daniel:
- Daniel, mesmo tendo a melhor comida, procurou abster-se dela. Quantas vezes nós temos do bom e do melhor (aos nossos olhos), talvez coisas que até não agradem a Deus, e não abrimos mão disso? Nos preocupamos mais com nós mesmos do que com o que Deus espera de nós.
- Daniel sabia, que se não interpretasse o sonho do Rei, seria executado assim como todos os outros. A primeira coisa que ele fez, foi clamar por Misericórdia a Deus! Quantas vezes procuramos explicações lógicas, mundanas, e em todos os lugares, e esquecemos que só Deus tem a resposta certa?
- Qual a primeira coisa que você faz, quando resolve um problema? Será que você segue o exemplo de Daniel, e agradece a Deus?
- "Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele perguntou, mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios." Daniel 2:27-28 (Daniel soube reconhecer, que poderia interpretar os sonhos do rei, graças a DEUS).
- O Rei Belsazar ofereceu a Daniel coisas de grande valor, e ao invés de aceitá-las, Daniel preferiu apenas decifrar a escrita, pois estava fazendo a vontade do Seu Deus. (Quantas vezes não usamos nossos talentos ou conhecimentos para com os outros, esperando ganhar alguma coisa em troca disso?)
- Daniel confiava em seu Deus, e mesmo com a Lei o proibindo de orar, Daniel se mostrou firme e forte, orando a Deus e agradecendo a Ele. Daniel não tinha medo da morte, pois confiava em Teu Senhor. (Já ouvi muitas vezes a frase " Eu morro mas não nego Jesus"; já parou pra pensar nisso na prática?)
- No capítulo 9, quando Daniel ora, Daniel admite que é pecador, e pede perdão. (Coisa que não fazemos normalmente, apenas pedimos a Deus as coisas, e esquecemos de nos arrepender, diariamente.)
- No final do capítulo 12, Deus diz para Daniel seguir seu caminho, então ele descansará e receberá a herança que lhe cabe. Isso se aplica para nós, pois sabemos que o fim está próximo, que a volta de nosso Senhor está próxima, e que nossa herança é a vida eterna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário