sábado, 22 de dezembro de 2012

Pagando na Mesma Moeda



              “Olho por olho, dente por dente” , quem nunca ouviu essa expressão? E o que exatamente ela significa? É uma lei segundo a qual o ofendido tinha direito a causar a quem o ofendesse um dano igual ao recebido. E não mais.
              No antigo testamento vemos esta referencia acerca dessa lei:
             “Mas, se houver danos graves, a pena será vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, contusão por contusão.” - Exodo 21:23-25 – Este texto está em um contexto onde um homem briga e fere uma mulher grávida.
              Porém, sabemos que Jesus veio para esclarecer a lei antiga e o novo testamento nos trás uma outra visão mais concreta acerca dessa lei.
              “Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.”Mateus 5:38-39
              Por que é tão mais fácil e instintivo agir conforme a lei do antigo testamento?  O ser humano por natureza é pecador e agir conforme a lei dada em Mateus, vai contra essa natureza.
              Pagar com a mesma moeda é o desejo de todos e hoje em dia segundo a lei moral dos homens, podemos causar os mesmos danos que os outros nos causarem. Mas estaríamos assim sendo semelhantes a Cristo?

              José foi um homem que poderia ter pago os atos de seus irmãos com a mesma moeda.  E mesmo vivendo na época em que esta era a lei dada pelo Senhor, ele perdoou seus irmãos por terem-no jogado em uma cova o vendido como escravo (Gênesis 37-45).  A dificuldade de perdoar seus irmãos não fez com que ele pecasse contra eles.
              Quantas vezes por raiva, por sentimentos de injustiça, ou até pelo fato de não conseguirmos perdoar alguém, deixamos esse sentimento nos dominar e queremos dar o troco na pessoa com a mesma moeda? Quantas vezes alguém te ofende e, por ser sem motivo ou razão, você se acha no direito de revidar?  Mas Deus nos diz:
              “ A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.” - Provérbios 15:1
              “O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão”. - Provérbios 15:18
              “Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.”Salmos 37:8
              “Não permite que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos”.Eclesiastes 7:9

              Muitos podem achar que pagar com a mesma moeda é a melhor solução... mas não para o Cristão! Tenho um amigo que a um tempo atrás queria muito revidar com a mesma moeda...ou até de uma forma pior! Uma coisa bem comum hoje no mundo, são pessoas que não levam desaforo para casa...meu amigo era uma dessas pessoas. Perguntei pra ele até que ponto era vantagem revidar. Um espírito manso hoje em dia é uma forma de proteção que Deus nos dá. Talvez para nós,  revidar a uma provocação seja só na fala, mas para quem não conhece a Cristo, pode ser muito mais. Quantos casos existem em que por uma brincadeira ou uma ofensa, o próximo se sentiu ofendido a ponto se partir para briga, ou até mesmo em casos extremos, provocações que levam a morte? Como cristãos, é importante lembrar que, para nós, por tentarmos viver uma vida de acordo com a vontade de Cristo, o pagamento na mesma moeda tem um certo “limite”, mas para quem não tem a Cristo... o limite é a morte! Pense que cair em provocações pode ser prejudicial não só para sua vida espiritual, mas para seu físico também, e que deixando a ira te dominar, você estará dando um gostinho de vitória ao seu inimigo. Fortes são aqueles que sabem ignorar quando necessário, e não os que não levam desaforo para casa. 

              “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você.”  - Provérbios 25:22

              Agir de acordo com esse versículo, dar a outra face, significa:
- Agradar a Deus
- Não pecar contra Deus nem o seu próximo
-Cumprir uma ordenança de Deus
- Amor a Deus e ao próximo
- Prazer em fazer o bem, não importa a quem.
- Controle de suas emoções e atitudes
- E uma das coisas mais importantes... é um bom testemunho não só para todos, mas para quem você pratica essa atitude.

              Temos que andar alertas e vigilantes, pois o diabo é atento a cada detalhezinho e as vezes uma simples provocação você acaba revidando e consequentemente acaba pecando!


               “Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para os outros e para com todos”. - 1 Tessalonicenses  5:15

              Deus é justo. Não precisamos fazer justiça com nossas próprias mãos. Aqueles que praticam o mal, terão que colhe-lo.
            



              Gostaria de agradecer a todos que leem o meu blog, e me desculpar pela ausência de postagens nos últimos meses! Terei que voltar a rotina de caçar informações em livros, internet, na bíblia, mas espero que esse post ajudem vocês! Continuem lendo, comentem, mandem sugestões e que Deus abençoe grandemente vocês através dessas postagens!

19 comentários:

  1. Muito obrigada! Meu nome é Débora, tenho 16 anos e dou aula para as crianças da minha igreja, estava procurando alguns versículos para apresentar a elas, sobre não pagar na mesma moeda e sua postagem me ajudou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por suas palavras e atitude. Nunca pense que um gesto seja pouco, pois pra Deus o pouco é muito. Fica com Deus e obrigado por nesta época você ser tão nova com esse pensamento maduro.

      Excluir
    2. Fico muito feliz que a palavra tenha te ajudado Débora!
      Deus continue abençoando seu ministério.

      Excluir
  2. Gostaria de agradecer por vc publicar a palavra do senhor....Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por ler minhas publicações, que Deus abençoe a sua vida !

      Excluir
  3. qual é o nome dessa virtude?

    ResponderExcluir
  4. amem jesus..as vezes penso como existem pessoam que passam a mensagem de Deus? ainda ha esperanca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando somos transformados pela mensagem da Cruz, não podemos deixar de anuncia-la para que os outros possam sentir a mesma alegria que nós! Deus abençoe a sua vida.

      Excluir
  5. EU PENSO QUE DEVEMOS PAGAR COMA MESMA MOEDA SIM,SE TIVERMOS OPORTUNIDADE QUANTAS PESSOAS SOFREM COM COISAS RUINS QUE O MESMO SEMELHANTE PROVOCA,SE ELAS SOFRESSEM TAMBÉM COM AS MESMAS ATITUDES EU ACREDITO QUE A VIDA DE CADA SER SERIA MELHOR PORQUE ESSAS MESMAS PESSOAS QUE ACHAM QUE PODE FAZER O QUE QUER E NA HORA QUE QUER PARA PREJUDICAR ALGUÉM OU FAZE-LA SOFRER PORQUE ESSAS PESSOAS NÃO PODE SENTIR NA PELE O QUE A OUTRA ESTÁ SENTINDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está escrito em Lucas 18:1-8 é Deus é quem faz justiça por nos! Devemos depositar nosso sofrimento nas mãos do Senhor e crer que Ele fará a justiça por nos.
      Deus abençoe a sua vida!

      Excluir
  6. Q Deus continue te abençoando essa é a visão mesmo q na teoria seja muito fácil esse é o caminho parabéns por esses pensamentos adorei o post mi abençoou muito

    ResponderExcluir
  7. MUITO BOM ESSE TEXTO, NOS LEVA A REFLETIR A RESPEITO DAS NOSSAS ATITUDES MESQUINHAS. DEUS NOS AJUDE A AGIR SEMPRE COM FAIR PLAY!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Espírito manso não quer dizer injusto. Não pode o cara gente boa esperar alguma coisa do expertão que deu um tapa na cara dele, ou a mulher que durante os primeiros contatos na noite de sexo é maltratada e tem vã esperança que o marido melhore (fala isso no sentido de não se misturar Deus com Satanás escrito em 2 Coríntios 6:14-18). Nós cristãos devemos ser pacíficos. Nós devemos se aproximar de sermos bons como o nosso Deus Todo Poderoso é o único bom (Lucas 18:19). Devemos exercitar o amor. Devemos amar o próximo. Mas, em nenhum versículo da bíblia consta que devemos ser otários ou sermos ingênuos, pelo contrário, o simples* dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos (Provérbios 14:15).
    *Nota: simples em hebraico também pode ser traduzido como ingênuo.

    ResponderExcluir
  10. Amém deus nós a bençoe para yoda vida.

    ResponderExcluir